31.8.05

[Assedear / o Importunu...]


assedear, v. tr. tomar macio e lustroso como seda; passar (o linho) pelo sedeiro. (De seda).
assediador, s. m. o que assedia; sitiante; fig. o importuno.
importuno, adj. que incomoda; maçador, insuportável; molesto. (Lat. importunu).

29.8.05

[fortitudine / fortificatione...]


descortinar, v. tr. tirar ou abrir as cortinas; fig. patentear; descobrir ao longe; avistar; chegar a compreender; abater a cortina (de uma fortificação).
fortificação, s. f. acto ou efeito de fortificar; fortaleza; baluarte; castelo. (Lat. fortificatione).

26.8.05

[heuriskein / heuretikós]



heurética, s. f. arte de inventar ou descobrir. (De heurético).

heurético, adj. referente à heurética; designativo do processo pedagógico que leva o aluno a descobrir a verdade por esforço próprio. (Gr. heuretikós).

24.8.05

"Limpador de Nuvens..."



límpido, adj. transparente; claro; desanuviado; puro; sereno; sonoro; fig. ingénuo; franco. (Lat. limpidu).

Desanuviar, v.tr. e intr. limpar de nuvens; desassombrar; desenrugar o cenho; tranquilizar; serenar.

22.8.05

"Haesitatione..."


hesitação, s. f. acto de hesitar; estado de quem hesita; perplexidade; indecisão; embaraço; morosidade no falar; dúvida. (Lat. haesitatione).

11.8.05

"Al Men..."


al, [1] contracção da preposição a do artigo (ant.) lo (la, los, las) e que hoje se diz ao, à, aos, às. [2] símbolo de alumínio, em química (grafa-se com inicial maiúscula).

9.8.05

"Regressar..."



Regressar, v. intr. voltar ao ponto de partida; retrocer; retrogradar. (Do lat. regressu).

7.8.05

[a.k.a. njósnavélin]




Viagem, s.f. acto de andar para ir de um lugar a outro mais ou menos distante; jornada; navegação; descrição do que se viu ou aconteceu durante um passeio ou jornada; percurso; última -: a morte. Cf. viajem, do v. viajar. (Prov.-cat. viatge, do lat. viaticu).

5.8.05

"Uma ideia simples!..."

http://ri3.ist.utl.pt:8000/jazzemagosto.mp3

A oferta de uma série de concertos de música urbana na Gulbenkian. O Jazz de hoje, e os encontros de 5 a 13 de Agosto. Uma ideia simples!...

4.8.05

"Todo Este Céu..."



Céu, s.m. abóbada celeste, onde parecem colocados os astros, limitada pela linha do horizonte; espaço infinito onde giram os astros; firmamento; atmosfera; país; lugar assinalado para a morada de. Deus e dos justos; Paraíso; bem-aventurança; a Providência (nas quatro últimas acepções, grafa-se com letra maiúscula); parte superior de uma abóbada ou galeria subterrânea; - aberto: prazer; felicidade, - dos pardais: barriga dos gatos; - da boca: palato; - velho: nesga do céu depois de chover; querer abraçar o - com as mãos: tentar o impossível; cair do - : vir de improviso (uma felicidade); pl., interj. designativa de dor, espanto ou surpresa. (Lat. caelu).