23.4.05

A Face do Espelho


A relação da fidelidade do desejante e o desejado, ou do amante e o amado é, um testemunho de contemplação. Existem espelhos que nos indicam o que é invisível... Enquanto o amor humano não estiver modelado por esta relação, não atingirá a perfeição desse amor. Assim, o contemplando é o contemplado e o amante o amado. Uma visão teofânica portanto. A visão do tenebroso para o luminoso... Na busca das coisas indecifráveis do coração e da imagem da alma, recorri a uma citação de um sufi:
"Procurei durante muito tempo a imagem da minha alma, mas nada reflectia a minha imagem(...) O Espelho da alma não é senão a face do Amigo, a face do Amigo que é a pátria Espiritual.
E eu disse: "Oh coração meu! procura o Espelho Universal, vai pelo Mar, tu não atingirás o objectivo só pela margem! (...) Quando o teu Olho se tornou um Olho para o meu coração, o meu coração ofuscado afogou-se na visão. Eu vi que eras o Espelho Universal para toda a eternidade. Vi nos teus olhos a minha própria imagem. E eu disse: "Enfim, encontrei-me a mim próprio: nos teus olhos encontrei o caminho da Luz".
Djalalod Din Rumi,Mathanamwi,II,p.39 Faouzi Skali, La Voie Soufie,pp. 163 e 154

Sem comentários: