31.1.07

[...há festa em Tintas...]

http://mp3.juno.co.uk/MP3/SF249794-01-01-08.mp3
{... hoje, há festa em Tintas. porque hoje, há mais um quadro terminado! hoje, em Tintas, todos os pinceís se reunem. por breves instantes, também eles refrescam toda a sua azáfama. os senhores pinceís são trabalhadores incansáveis... só quando algum adoece é que a melancolia desce a esta cidade. mas hoje, é dia de recordar outros feitos, outros acontecimentos que também eles nos marcam para sempre... terminar um quadro é recordar uma parte do nosso tempo. é meditar em tudo o que aconteceu, minuto após minuto até ali se chegar. como se viaja tanto no tempo das cores, sem ingressos de partidas ou chegadas, sempre rumo a um misterioso destino. só mesmo eles é que têm esse poder em descobrir qual o momento - aquele exacto momento em que o algodão envolto de tinta se ausenta de si. se eu pudesse parar sempre que o cansaço desce á cidade das tintas... quantos quadros estariam já prontos?!... andaria eu, os senhores pinceís e as senhoras cores, sempre desfalecidos dos tons garridos, próprios da energia que nos faz viver neste voluntário retiro até que o início do próximo inverno se aproxime. até lá, há ainda o verão... e é com ele que as cores secam mais depressa. estou certa que haverão muitos mais dias de festa em Tintas. pelo menos, mais 20 terão que ser celebradas. se eu pudesse estar já no próximo inverno, sei bem o que faria! partiria de malas feitas sem pinceís, sem tintas ou superficies brancas de algodão. além de mim... apenas embarcaria um pequeno livro: o catálogo da nova exposição!}

Sem comentários: