2.5.08

[ Da Poesia à Música: Ana Vidal ]

{... Ana Vidal tem um Blog e um Site com o registo do seu trabalho. são letras de músicas e palavras editadas em livros. noutro dia em troca de palavras fui à FNAC comprar o novo CD de Luís Represas porque a música 9 - "o inventor de abraços"-, é de sua autoria. a poesia musicada é efectivamente, um nobre pigmento no universo das emoções. sabes, é que as cores também falam e cantam. para que servem as palavras no atelier dos dias, se todo o espaço é mudo de diálogo? é exactamente por isso que as cores conversam em silêncio. um quadro é um quadro, e um poema é um poema. só os poemas são cantados. nos acordes das cores... há também músicas inventadas na surdina dos pinceís. afinal, são as estradas das emoções que nos levam a esse lugar: ao complexo universo do sentir. é aí que por vezes, as palavras dão lugar às imagens e nunca ninguém sabe na realidade porque... a cor sempre acontece. o que seria da vida, sem os pigmentos das emoções? o mundo deixaria de ter interesse, e o Ser não seria mais do que um solitário deserto.

9 comentários:

ana v. disse...

Maria, em primeiro lugar parabéns pela nova imagem do blog, que está muito bonita. Já fui à FNAC e tenho o Tiqqun, que me deixou água na boca para ver ao vivo os seus quadros.

Muito obrigada pela referência. Gosto imenso de escrever para música, ou que musiquem coisas que escrevi. Acho mesmo que a música é a roupagem mais nobre para as palavras, tal como as tintas o são também. Estas interacções entre artes potenciam o valor de cada uma delas.



PS: Na verdade são duas as letras no último disco do Luís Represas ("O inventor de abraços" e "Por mão própria"). O meu site está muito desactualizado, o Sapo está a trabalhar nisso. Depois aviso. O Porta do Vento é o blog que mantenho mais actual.

Um beijinho
Ana

musqueteira disse...

viva Ana Vidal... imagine o meu desgosto por todas as palavras perdidas... e escritas desde 2005 neste lugar... ao fazer a reforma do sistema!!!!!! tudo se perdeu. coisas das novas tecnologias.
gostei de saber que já tem o "Tiqqun"... perto de si. obrigado pela escolha... parece que a FNAC vai unindo a arte do Sentir!;)
um beijo,
maria

O Micróbio II disse...

Há abraços que são para se ouvirem... :-)

Bandida disse...

pois... o blogue está lindíssimo mas perdeste muita coisa???

que coisa terrível, maria!!


saudades e um beijo!

musqueteira disse...

viva micróbio!... olhe...todos os seus comentários foram para o espaço...durante a reforma do sitema. agora o pior é que também foi o final de 2004 e parte de 2005todo pintado a branco. nada mal!!!!! seja bem vindo;)

musqueteira disse...

bandida...perdi o inicio dos inicios! além disso há imagens de quadros que já nem tenho comigo pois... foram à viola com o anterior desastre do meu Portátil. nada como as cartas de papel e as fotos à antiga;) recomeçar é a ordem dos novos tempo. assim sendo... que assim seja... que é (dizendo isto, várias vezes) para não perder animos. lamento mesmo as notas... dos post's. amanhã é outro dia!
um beijo,
maria.

SMA disse...

Bom... fiquei um pouco confusa.. pois a unica Ana Vidigal que eu conheço é a pintora da 111... mas nao fazia ideia que ela escrevi, o que me faz pensar que haverá duas Anas Vidigais, certo?!

Hum... o anunciado catalogo ja está à venda... la vou eu à fnac que é a minha perdição.

bjo doce
Bom fim-de-semana

SMA disse...

Duvida tira li mal... risos é Ana Vidal... e não Vidigal...
:S... ando apanhar muito sol

bjo

musqueteira disse...

viva presença... ana vidal! escritora e poeta. escreve letras para músicas. é o caso da letra 9 do CD de L.Represas. tem um site e um blog;)