28.5.08

[ Portas de X cores ]

{... no trilho da vida há portas de X cores. podemos estar de entrada ou de saída no grande arco da vida, que só a pedra não é consumida pela pressa que o tempo tem. na fogueira acesa das ideias, as arcadas do pensamento ganham sempre novas cores. neste antigo convento, há ainda tons que nos levam às memórias de outros tempos. desbotadas as cores, a alvenaria resiste ao traço do escultor: a textura e o tacto. não é só o barro que se molda!... sabes, é que na memória das cores, todos os nossos sentidos são activados. nas nervuras da pedra, projecto sempre quando lhe toco, um sentimento de partida. há em todas as portas X e tantas outras cores... se eu pudesse trazer a frontaria do que vejo, para o atelier que desejo, instalava-me neste jardim. estando eu aqui, de entrada ou saída, a única porta que vejo, leva-me sempre até 2010! chegadas as novas telas, não há arco nesta vida que me faça parar. e só o tempo é que destina, quando estarei eu de saída, deste jardim desbotado pela ausência do mar. talvez por isso, o céu se põe tão azul nesta serra. nascidos à porta de x cores, são os quadros que já trago na memória, mas que o tempo nunca mais os faz aqui chegar. de partida ou de chegada, não há cor que não nasça de novo, sempre que à porta do tempo for dia de um novo ciclo por fim se iniciar.]

8 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Musqueteira
Este belissímo texto fala-nos dum perído crítico de cores perdidas e mar ausente mas também da fé que nos levará a lutar para que à porta do tempo se inicie um novo ciclo.

Abraço

Teresa Durães disse...

as cores vivem e transportam memórias

Capitão-Mor disse...

È incrível como nos consegues sempre inebriar com os teus jogos de palavras que têm tanto de belo como de enigmático...

Bom fim de semana!

ana v. disse...

... e tanto de gráfico, também, como seria de esperar! São sempre palavras coloridas, de textura e volumes inesperados. E sempre expressivas.

Um beijo, Maria.

musqueteira disse...

viva silêncio Culpado... seguindo na Fé do novo ciclo! sempre;)

musqueteira disse...

viva teresa... todas as memórias têm pigmentos de várias cores!

musqueteira disse...

viva capitão...enigmático mesmo... é azul do Mar!de azul se veste; de negro se deita; de prata se cobre ao sol e de verde nos canta músicas de encantar;) uma boa semana!

musqueteira disse...

....viva anav! gesticuladora de palavras e emoções alinhadas em paragrafos curtos musicados na imaginação dos novos livros:os CD'S! uma boa semana;)