5.2.05

Os Poetas de GHAZAL

Os Poetas de GHAZAL
Acrílico S/Tela - 97x162cm
2004

Colecção privada de António e Flor Pinto Coelho

"GHAZAL",são poemas cantados de origem Persa, de carácter místico que exprimem a tendência e o aspecto transitório do Mundo.

A música tradicional do Pakistão na voz dos "QAWAL", servem de pano de fundo como inspiração para o exercício plástico, entre os sons, cores e as formas que deram origem a esta "Tela" ilustrando: GHAZAL - Um poema de Maulana Kausar Niazi:

"Le vent frémit sur la tombe des victimes

Apportant les soupirs de la terre qui souffre.
Chaque respiration rythme mon agonie
Quant la mort en silence approche de mon seuil.
Si je cuille des fleures la terre se lamente
De mon mépris pour les épines qui lui sont aussi chères.
Cruelle elle exige des louanges.
Une étrange façon d`exprimer sa fidélité.
Lorsque la tempête de la passion s`apaise
La froideur de la bien - aimée vous pour-
suit"

Referências do CD : "Anthologie des Musiques Traditionnelles" - PAKISTAN - La MUSIQUE DES QAWAL (Troubadours ambulants) . AUDIDIS DISTRIBUTION - UNESCO



4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Cara Musqueteira;

Já aqui estive várias vezes... e nunca consegui reunir as palavras necessárias, as palavras exactas, que esta tela merece.

É uma tela magnífica sob todos os pontos de vista; a cromia, o grafismo, o desenvolvimento na tela, o poema que se intui - mesmo antes das palavras - são de uma envolvência ímpar. Há trabalhos que são feitos em "estado de graça". Este é certamente um deles.

Obrigada pela partilha.

Um abraço e saudações... das nossas. :)

musqueteira disse...

Viva Isabel,
Esta "Tela", faz parte da minha próxima exposição.
Hoje pertence a uns amigos muito especiais.
;) Saudações das tais...

Isabel Magalhães disse...

Maria;

Essa informação é óptima, pois vou poder "sentir" de perto uma tela de eleição. Uma tela em presença, mesmo salvaguardando a distância que as suas dimensões impõem, é algo que nunca consegui definir por palavras. :)

Um abraço.

musqueteira disse...

Viva Isabel,
Esta "Tela" ilustra este magnifico CD. Quando estamos em "Atelier" a música faz parte do acto "Criar"...Este som, acompanhou esta a realização desta"Tela" que foi uma encomenda do casal Pinto Coelho para a sua colecção privada.O CD está disponível na Loja do Museu de Etnografia que pertence ao Instituto Portugues de Museus!Quando tiver música no Blog, irei passar essa magnifica música dos poetas de GHAZAL.
;)))Saudações das nossas.